A leitura de um bom clássico é algo encantador e eu sou a favor da ideia de que todo leitor deve tentar, pelo menos uma vez, conhecer o gênero. Sem obrigações, claro.
Eu estava fazendo uma pesquisa sobre a literatura clássica e encontrei o link "como ser literalmente culto", a resposta era: leia clássicos. Achei a proposta absurda e lembrei de uma página, do Facebook, com publicações sobre os grandes nomes da literatura clássica, mas, infelizmente, havia críticas direcionadas à outros gêneros e autores, logo, cliquei no deslike.
Eles julgam, com ignorância, aquelas pessoas que nunca leu, por exemplo, algum livro do Machado de Assis. Ou, de maneira mais sutil, apenas se acham melhores porque conhecem e apreciam os grandes nomes.
Sou apaixonada por clássicos e isso não me faz melhor ou mais culta que uma pessoa que prefere outros gêneros, assim como ler (qualquer coisa) não te torna mais especial do que quem não gosta de ler.
Precisamos aprender a parar de caracterizar as pessoas como piores ou melhores por causa dos seus gostos. Afinal, “nenhum livro é tão ruim a ponto de não se poder aprender nada com ele”.
Já que você, leitor dos melhores clássicos, se acha especial e precisa estar julgando os gostos dos outros, está na hora de aprender a respeitar. Cada um busca aquilo que gosta e que lhe satisfaz. Que tal, ao invés de julgar o coleguinha que disse que não gosta de literatura clássica, você não abre um e comece a ler?
Por, Narah Lorrana.








Oi Narah! Que reflexão maravilhosa! Eu sinto muito essa questão do preconceito literário. Fiz letras, amo Machado de Assis e tantos outros autores clássicos, mas adoooro um romance de banca e não sou intelectualmente inferior por isso. Uma bobagem de gente que se acha!
ResponderEliminarBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Sorteio A guerra que salvou a minha vida
Narah,você disse tudo...As pessoas acham que se você não ler um clássico você não é um leitor de verdade e isso é besteira, cada um tem um gosto literário, as vezes o que é bom para mim não será para você,a pessoa pode ler Machado de Assis, Carlos Drummond, Jorge Amado e não gostar e pode ler uma história em quadrinhos e gostar.Acho que esta mais do que na hora das pessoas pararem com esse preconceito literário e prestarem mais atenção pois a literatura brasileira é muito eclética, tem para todos os gostos, o que falta mesmo são os próprios brasileiros valorizarem a nossa literatura nacional.
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarAdorei tudo!! O gênero que mais leio é o Erótico e já deve saber como as pessoas agem com isso. Bem, eu não me importo. Cada um deve respeitar e aprender a conviver com as diferenças e gostos literários que existes. Eu nunca li Machado de Assis, não porque não acho bom, ao contrário, valorizar nossos nacionais é maravilhoso.
É ridículo se achar melhor que o outro porque leu esses clássicos! Cada livro tem seu bom aprendizado e é nisso que devemos focar.
Beijão
www.cretinaliteraria.com
Olá! Me identifiquei muito com esse post porque sou estudante de letras e nunca me senti confortável ou tive como preferência ler clássicos. Por isso, fui muito criticado varias vezes durante o curso por não ter livros algumas obras necessarias.
ResponderEliminarÉ compreensível a importância,m de se fazer essa leitura, mas jamais concordo que seja um meio de definir se o outro é um bom leitor ou não. Isso é coisa da elite, de querer impor, de segregar.
A forma como encaramos o clássico também se dá muito pela forma como o vemos durante o ensino médio, aquela coisa mecânica é obrigatória, com uma linguagem mais além do que recebemos durante esse período da nossa vida, e pela didática com a qual ela nos é apresentada.
Mas dar chance a eles é realmente importante e gratificante.
Bjão.
Diego, Blog Vida & Letras
Meu Instagram: http://instagram.com/vidaeletras
O Blog: www.blogvidaeletras.blogspot.com